Filtro de Daltonismo

Nossa História

A Escola:

Inaugurada em 1 de agosto de 2011, a Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho surgiu pelo Convênio entre o Governo do Estado de São Paulo através do Centro Paula Souza, Fundação Roberto Marinho e TV Globo.

O prédio foi construído pela TV Globo, com sede vizinha à escola, em terreno cedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Coube também à emissora a implementação do projeto de paisagismo na área da escola. O Centro Paula Souza ficou responsável pelo acompanhamento do processo seletivo dos estudantes, pela contratação dos docentes, compra de mobiliário e pela infraestrutura para o funcionamento dos cursos e sua manutenção.

O processo de implantação foi conduzido pela Etec de Artes, onde todos os equipamentos e mobiliários foram entregues e armazenados até a inauguração do espaço da Etec JRM, além de ficarem também responsáveis pela contratação dos primeiros professores e pelo primeiro processo de vestibulinho.

Os cursos técnicos oferecidos naquele momento foram: Habilitação Técnica de Nível Médio (curso técnico) em Multimídia, com duração de três semestres, e Habilitação Técnica de Nível Médio (curso técnico) em Produção de Áudio e Vídeo, com duração de quatro semestres. Ambos no formato Modular, foram elaborados por especialistas do Centro Paula Souza em parceria com profissionais da TV Globo.

Em 2019 foram implantados os Cursos de Ensino Médio com Habilitação Profissional em Jogos Digitais e em Comunicação Visual, ambos na Modalidade MTec.

Em 2020 foram implantados os cursos de Ensino Médio com Habilitação Profissional em Informática para Internet e em Marketing, ambos na Modalidade MTec.

Em 2022 o curso de Comunicação Visual foi substituído pelo curso de Design Gráfico.

Atualmente, a ETEC JRM oferece os cursos de MTec em Design Gráfico e em Informática para internet no período matutino, MTec em Programação de Jogos Digitais e em Marketing no período vespertino, e Curso Técnico em Produção Audiovisual e em Multimídia no período noturno.


O Bairro:

A escola é situada na Vila Cordeiro, Região do Brooklin, área nobre da cidade de São Paulo. Originalmente chamado de Brooklin Paulista, expandiu-se, sendo separado hoje em Brooklin Velho (distrito de Campo Belo) e Brooklin Novo (distrito do Itaim Bibi). É Conhecido por ser um dos bairros mais valorizados da cidade, com grandes conjuntos empresariais, áreas residenciais e uma agitada vida noturna.

O Brooklin Paulista foi reconhecido como bairro em 1922, com a junção natural e quase simultânea de três grandes loteamentos: a antiga Fazenda Casa Grande, que localizava-se entre a Avenida Santo Amaro e Marginal do Rio Pinheiros; um outro, chamado Jardim das Acácias, situado entre a Avenida Morumbi e a Avenida Roque Petroni Júnior; e o terceiro, situado entre as avenidas Santo Amaro, Washington Luís, Avenida Vicente Rao e Águas Espraiadas (atual Av. Jornalista Roberto Marinho).

Devido ao crescimento e desenvolvimento empresarial da cidade de São Paulo, houve a necessidade de criação de novas centralidades para a ocupação de empresas comerciais e prestadoras de serviços. A Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini foi um destes polos. Criada no final da década de 1970, a via foi um meio que diversas empresas nacionais e multinacionais encontraram para fugir do elevado custo dos terrenos nas avenidas Paulista e Faria Lima.

No Brooklin e em bairros vizinhos hoje existem muitas produtoras audiovisuais, emissoras de rádio e televisão, agências de publicidade, design e marketing, justificando a implantação da Etec Jornalista Roberto Marinho na região e facilitando estágios e visitas técnicas para os alunos.